Nossa História

O Instituto Permalab surgiu em 2017 a partir da união de três professores-biólogos. A insatisfação com a realidade atual de desigualdade social e destruição do meio ambiente foi a força motriz para a criação do Instituto.

photo4992762227786360982.jpg

Os fundadores tinham o desejo de buscar caminhos para a construção de mudanças positivas. Com isso, o instituto nasce com o propósito de desenvolver práticas pedagógicas inovadoras e ações em rede, por meio da educação ambiental transformadora, da agricultura urbana e da popularização da agroecologia e da permacultura.

DSC_0786.JPG

Alguns marcos importantes da nossa história

2018

Iniciamos o projeto base do Instituto, o Escola Permacultural

Recebemos o convite para palestrar no TED sobre produção de alimentos na cidade

 

Integramos a Rede Carioca de Agricultura Urbana (Rede CAU)

 

Integramos o Conselho Municipal de Agricultura Urbana

2019

Nossa metodologia pedagógica foi reconhecida como uma Tecnologia Social do Banco do Brasil

2020

Lançamos nosso primeiro livro, o Convergências Socioambientais, publicado pela Editora Nupem

Lançamos nosso curso EAD para formação de professores

2021

Fusão do Instituto Perma Lab com a Sustentarte

Criamos o eixo de Educomunicação 

Integramos a Rede Carioca de Educação Ambiental 

e continua...

Nossa Missão

Promover transformações socioambientais positivas e contribuir com o fortalecimento de territórios do Sul global.

photo4995014027600046279.jpg
Eixos de Atuação
.png

Desenvolvemos projetos promovendo ações relacionadas à educação ambiental, agricultura urbana e popularização da agroecologia e permacultura. São 4 linhas de atuação: Educação Transformadora, Agricultura Urbana, Encontros e Diálogos e Educomunicação.

 

Metodologias pedagógicas participativas são transversais às 4 linhas, visando a educação emancipatória.

 

Atuamos em rede, colaborando com o fortalecimento de ações em parceria com lideranças comunitárias, coletivos, órgãos públicos e universidades. 

Nossa Equipe

foto_clara.jpg

Clara Trevia

Coodenadora de Educomunicação

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

Cineasta e pedagoga, atua no terceiro setor com projetos socioambientais desde 2009. Realiza produções audiovisuais documentais e de carácter institucional para o fortalecimento de grupos, organizações e movimentos sociais. Acredita na potência da colaboração e do trabalho em rede e deseja assim co-construir projeto transformadores para uma educação crítica e emancipatória.

Juliana Menezes

Coordenadora de Educação Transformadora

Bióloga e educadora, formada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UNIRIO. Iniciou seu percurso na educação como co-fundadora do Instituto Perma Lab

  • Logo-Lattes
  • Instagram - White Circle
foto_juliana.jpg
foto_aurea.jpg

Aurea França

Coordenadora de Projetos para Infâncias

  • Logo-Lattes
  • LinkedIn - Círculo Branco

Psicóloga e especialista em Educação Ambiental pela PUC-Rio, mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social - UFRJ e graduanda em Pedagogia pelo Pedagogia Para Liberdade. Pesquisadora no campo ambiental desde 2012, hoje parte dos grupos de pesquisa Laboratório de Memórias, Territórios e Ocupações - UFRJ e GEASur - UNIRIO pesquisando sobre Educação Ambiental de Base Comunitária. Educadora em movimento na Educação Infantil desde 2013

Ana Souza

Gerente de Projetos

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Logo-Lattes

Bióloga e educadora, possui mestrado em ecologia (PPGE -UFRJ) e é doutoranda em Ecologia pelo programa de Pós-graduação em Ecologia - UFRJ. Possui experiência como professora em espaços formais e informais de ensino. Desenvolve pesquisas relacionadas ao uso sustentável do solo, conservação de populações vegetais, restauração de paisagens e florestas, ecologia funcional, Sistemas agroflorestais e ecologia de paisagens.

foto_ana.jpg

Ana Coimbra

Educadora Ambiental

  • Logo-Lattes
  • LinkedIn - Círculo Branco
foto_ana c.jpg

Licenciada em Ciências Biológicas pela UFF, com especialização em ensino de ciências e biologia pela FE/UFRJ e MBE em Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ, fez seu PDC pelo grupo Curare (UNESP/Botucatu) e, Mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pelo IP/UFRJ. É Educadora Ambiental junto à Sustentarte desde 2014 e atua como professora de ensino médio e técnico na ETEC - São Sebastião/SP.